Por causa da pandemia atual, as empresas no Brasil estão enfrentando um momento que envolve a transformação digital, reconhecendo a necessidade de criar processos que adotam o uso de ferramentas da tecnologia e da comunicação on-line. Sua empresa está aproveitando este movimento?
Home office. Call. Reunião usando Google Meeting. Videochamadas e compras de mercadorias, alimentos, roupas e outros itens acontecem tudo no ambiente on-line. O mundo atual depende cada vez mais do digital para garantir o crescimento da economia. Isso porque, o trabalho em categoria home office, que é muito usado nas empresas que já atuam tanto no ambiente físico, tanto quanto no digital, virou o “novo normal” Para as empresas que já estão acostumadas com a tecnologia, redes sociais, gestão de pessoas on-line, não há nada de diferente.
Muitos profissionais, principalmente da área de TI, publicidade e marketing, não sentiram tantas mudanças em atuar no digital. Pois o fazem desde o início. Mas, por outro lado, a maioria das empresas no Brasil ainda não sabem como continuar crescendo, se relacionamento e vendendo seus produtos ou suas soluções (serviços) através da internet.
Está na hora de você iniciar o movimento de digitalização da sua empresa. Seja ela qual for! A transformação é on-line e ela já começou.
Separamos dicas - de ferramentas gratuitas – para você ter soluções com qualidade e rapidez, impulsionando o seu negócio para o crescimento de maneira sustentável!
Os primeiros passos para garantir a presença on-line da sua micro, pequena, média ou grande empresa
Tenha um perfil comercial, profissional do seu negócio no Google Business – Google Meu Negócio. Funciona mais ou menos assim: uma ficha com todas as informações importantes que sua empresa faz. Serviços, produtos, telefones, endereço, horário de atendimento. A ferramenta é 100% gratuita e é possível fazer o gerenciamento de conteúdos por lá!
Sabe quando você publicar um conteúdo bem bacana na rede social da sua empresa no Facebook ou Instagram? Este conteúdo pode ser publicado também no Google Meu Negócio. E outro aspecto de muito valor: sua empresa também aparecerá nos resultados das buscas. Quando um usuário procura por um tipo de produto ou serviço na sua região pelo Google Maps.
O outro passo fundamental é ter um perfil do seu negócio nas redes sociais. Mas não é um perfil de pessoa física, mas sim da empresa. Apresentando as soluções de serviços ou de produtos. Nós escrevemos sobre tendências da comunicação para o ano de 2021 e você pode conferir no nosso blog e já aplicar para colher bons resultados – através do gerenciamento dos canais!
Outro aspecto muito importante para garantir a presença on-line, é manter a proximidade dos relacionamentos com os clientes novos, antigos e os que ainda virão! É plenamente possível fechar novos contratos de serviços (ou fazer vendas de produtos) sem estar presente.
Num momento em que muitos estão trabalhando de casa, os bate-papos do Hangouts, com Google Meet, agilizam a comunicação entre a equipe ou com clientes, através de mensagens textuais e os vídeos conferências. Você já usou?
Além disso, é possível explorar os sentimentos dos seus clientes através de pesquisas com formulários. Eles estão satisfeitos com as informações no formato que estão recebendo? A Google tem soluções gratuitas e rápidas, que é o Google Formulários.
Para organizar melhor as informações, é fundamental usufruir de maneira qualificada de todas as funcionalidades das ferramentas. Pois não adianta nada ter todos os canais ativos – mas sem explorar adequadamente.
Para fechar, vamos sinalizar uma dica de ouro e que poucos sabem. O Gmail é uma ferramenta de e-mail muito utilizada no mundo todo, mas tem uma função pouco explorada (porque não é conhecida): programar e-mails para serem enviados automaticamente no dia seguinte! Os esquecimentos cairão pela metade!
Isso é uma mão na roda e auxilia demais o processo de transformação das empresas brasileiras para o cenário digital!
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